quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MOINHO


Associação RC de VilarChão


O moinho da cascalheira.

Foi este moinho mandado fazer entre 1820 e 1840 pelo grande proprietário, Doutor Carolino Ferreira, para satisfazer as necessidades, da família assim como usando para moer o pão dos outros habitantes desta terra.
Fica situado num lugar a que chamam de cascalheira, entre o pulgar, e a perdigosa termo de Brunhoso.
De difícil acesso pelo lado do Salgueiro, sendo muito mais fácil, pelo lado de Vilar Chão, Légoinha.
Era este moinho composto de três pedras, que operavam em simultâneo, sendo por isso muito valioso, operando grande parte do ano.
Foi mais tarde vendido para Vilar Chão, tendo o seu dono construído uma casa muito grande, que ainda pode ser vista hoje, embora já em ruínas do outro lado do rio.
Há uma casa em ruínas do lado do Salgueiro, que pertenceu ao moinho, sendo uma construção para a época bastante boa, tendo inclusive forno, assim como lojas para os animais.
Hoje existem as ruínas, mas vale a pena ver e admirar como o moleiro vivia nesse tempo, são engraçadas escadinhas de pedra, as paredes interiores eram todas com barro amassado dando um maior conforto de inverno e de verão resistiam melhor ao calor.
Foi o último dono deste moinho, assim como da casa em ruínas, o senhor Manuel Urpio Pires, e seus filhos, hoje com a construção da barragem tudo vai ficar debaixo de água, e se perdem para sempre, as memórias daqueles que tanto deram, para que estes moinhos, transformassem o pão do lavrador para matar a fome de tantos. A vida era difícil meu amigo? Hoje nem sabem o quanto tudo isto custava, mas para que a memorio deste povo perdure, aqui estão para ajudar a recordar.

Sem comentários:

Enviar um comentário