quarta-feira, 20 de julho de 2011

PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO

A igreja paroquial de Nossa Senhora da Assunção é o ponto central da povoação e visita obrigatória para quem atravessa a freguesia. Datada da primeira metade do século XVIII, com características barrocas e em estrutura poligonal, possui cinco altares, retábulos tardo-barrocos e uma pintura setecentista no retábulo lateral da epístola. À guarda tem uma custódia com 69 centímetros de altura, também do período barroco.

Classificada desde 1994 como Valor concelhio, a Fonte Nova ou Fonte Limpa é outro dos atractivos de Vilar Chão. É uma fonte de mergulho com alpendre setecentista (1796), de planta rectangular, com arco de volta perfeita e frontão curvo interrompido. Esta estrutura barroco é, no seu estilo, exemplar único no município de Alfândega da Fé.

No património edificado destaca-se o palácio da família de Manuel António Ferreira de Aragão, marechal de campo e morgado, datado de 1760. O brasão é composto por campo de ouro com quatro palas vermelhas, timbre de touro vermelho saltante com coleira e campainha ao pescoço e, num dos cantos de cima, uma flecha.

A nível religioso, há ainda duas capelas para visitar: S. Sebastião e Senhor da Salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário